-
Arquitetos: Takashi Niwa Architects
- Área: 1226 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Pavilhão Eco-cycle é um restaurante que apresenta várias abordagens para desafios sustentáveis. Essa instalação é desenvolvida e projetada em conjunto com o "Becamex Tokyu Hikari Complex", onde outras 15 marcas de alimentos e bebidas estão localizadas no centro da Binh Duong New City, Vietnã. O estabelecimento tem se aliado com restaurantes sustentáveis no Vietnã e no Camboja a fim de compartilhar experiências com os clientes por meio de "edutainment" - um espaço de entretenimento por meio de abordagens educacionais. Para espalhar essa experiência de forma mais ampla, o escritório Takashi Niwa Architects e o cliente colaboraram junto com a Becamex Tokyu para a introdução de um estilo de vida sustentável na nova cidade.
Desde o nível da instalação até o estabelecimento de cada franquia, o desafio do projeto é criar e visualizar múltiplos ciclos sustentáveis, desde a produção de alimentos até o consumo. Com uma abordagem sustentável com o uso de materiais reciclados e uma abordagem de "edutainment" para criar alimentos orgânicos e saudáveis no jardim de ervas, o restaurante causa o mínimo impacto ambiental possível.
A eco-circulação é vista em ação - O pavilhão é cercado por uma paisagem diversa de árvores frutíferas (banana, carambola, manga,...) que fornecem sombra, vista e frutas comestíveis. Ao passar pelo lago com peixes, os convidados são recebidos na entrada do restaurante que contem um grande banco feito de plástico reciclado. Ao chegar no ambiente de refeições, um jardim interno dentro de um espaço vazio revela a encantadora luz solar que se transforma ao longo do dia. A circulação principal está centrada em torno desse jardim, estendendo-se em direção ao espaço de refeições e ao jardim exterior.
O processo completo de separação de resíduos, compostagem sólida e jardins de ervas também é demonstrado no restaurante, destacando iniciativas de sustentabilidade. A abordagem de "edutainment" convida os visitantes a desfrutarem e experimentarem essas atividades sustentáveis, bem como o jardim.
Da fazenda para a mesa, lixo para o espaço - O restaurante entrega alimentos com o conceito "Da fazenda para a mesa" para alcançar um ciclo sustentável de produção de alimentos, como reciclar soro do queijo para fazer bebidas. Essa ideia é expandida e visualizada no ambiente com o lema "lixo para o espaço" ao utilizar os resíduos como material interno. Por exemplo, plástico reciclado para bancos e armários; garrafas de vidro no acabamento do piso; tijolos reciclados para paredes; aço reciclado para corrimões; madeira reciclada durável de barcos para portas e mesas; e o bloco de concreto reciclado do teste de fundação utilizado como degrau no jardim interno.